Jornalismo Comunitário no Bairro Jardim América
05-12-2010 16:41

O bairro do Jardim América, em Fortaleza, conta com um jornal a serviço da comunidade. Criado pela Associação de Moradores e Amigos do Jardim América e Bairros Vizinhos (AAJA), o jornal encontra-se na terceira edição e prepara o lançamento do quarto número para o final do mês de Junho. A iniciativa de lançar o informativo partiu do grupo de moradores da Associação que sentiam a falta de um meio de comunicação para divulgar o bairro e denunciar os problemas enfrentados pelos moradores.
Para elaborar o jornal, a Associação recorre a colaboradores e moradores do próprio bairro e também a uma parceria com o curso de Jornalismo da Faculdade Cearense (FAC).O custo de produção é bancado com anúncios de empresas do bairro e também com verba da prefeitura de Fortaleza.
Pode-se constatar que alguns problemas da comunicação popular apontados pela pesquisadora Cicilia Peruzzo estão presentes no Jornal do Jardim América. Recentemente, a produção da quarta edição foi prejudicada por falta de recursos e por isso o jornal atrasou. Foi decidido então que a periodicidade do jornal não seria definida, apesar de inicialmente ter sido divulgado que ele seria mensal.Peruzzo afirma que que a carência de recursos financeiros pode pôr em risco a continuidade da comunicação popular. Outro problema é que a Associação do Jardim América utiliza somente o jornal como veículo de comunicação. O site do bairro e uma rádio comunitária ainda não foram viabilizadas. Peruzzo diz que a potencialidade comunicativa seria aumentada se fossem utilizados vários meios de comunicação.
Por ser uma Associação de criação recente (começo de 2009), espera-se que outras tentativas de comunicação popular sejam implementadas no bairro, pois o jornal encontrou bastante aceitação por parte dos moradores e certamente outros meios de comunicação encontrarão a mesma aprovação da população do Jardim América.
Questionário
O que você achou da ideia do site?
Ótima (85)
Boa (11)
Ruim (7)
Péssima (9)
Total de votos: 112